MANUAL DO DIRETOR DA CONGREGAÇÃO - CAPÍTULO II - VANTAGEM DA CONGREGAÇÃO

Venerunt mihi omnia bona pariter cum illa.
(Todas as coisas boas vieram a mim junto com ela) Sab. VII. XI.

Se você está feliz em vir a este santuário para homenagear Maria e cantar seus louvores, se tudo o que você vê e ouve aqui deleita seu coração, é porque você ama a Congregação como uma família sagrada, querida pelos corações de Jesus e sua santa Mãe. Sim, você a ama e dá provas desse carinho tão digno de crédito quanto agradável ​​a Deus; no entanto, seu amor ainda não é o que deveria ser.

Ah! quanto mais você amaria esta Associação sagrada se conhecesse todos os tesouros que ela contém e todas as bênçãos que obtém a seus membros.

Essas bênçãos são imensas; os Soberanos Pontífices as proclamaram solenemente e publicamente a toda a Igreja, ao mesmo tempo exortando todos os fiéis a tomarem parte nelas. Em sua augusta palavra, as Congregações se espalharam rapidamente por todos os países e, por três séculos, todos aqueles que se matricularam nesses Sodalícios descobriram as vantagens inestimáveis ​​prometidas a eles. Quais são, então, essas vantagens?

Aqui estão as principais: uma proteção especial da Virgem Maria, uma salvaguarda contra o contágio do vício, a garantia de uma vida honrada e feliz, piedade sólida, a boa escolha de um estado na vida, a santificação do próprio estado, numerosas indulgências, finalmente um conjunto de todas as bênçãos que um cristão poderia desejar.

1. PRIMEIRA VANTAGEM - PROTEÇÃO ESPECIAL DE MARIA 
Esta proteção especial da Mãe de Deus lhe é assegurada, queridos congregados, porque vocês prometeram a ela uma devoção especial. Ao entrar na sua Congregação, você se alista sob o estandarte da Virgem; ao fazer seu ato de consagração aos pés do altar dela, você se dedica a seu serviço, protestando solenemente que está decidido a sempre honrá-la e amá-la, não dizer nada, não fazer nada ou permitir que os comprometidos com sua responsabilidade digam ou façam qualquer coisa contra sua honra; então, implorando a ela para recebê-lo como seu servo para sempre, você promete a ela que nunca a abandonará e permanecerá constante a seu serviço até o fim de sua vida.

Por sua parte, Maria, que nunca se deixa vencer em generosidade, promete três grandes favores intimados no ato da consagração. Primeiro, ela recebe você entre o número de seus servos devotados, seus filhos privilegiados; seus nomes estão escritos em seu coração e suas frontes estão marcadas com um caráter filial que o distingue aos olhos dela de outros cristãos:  Suscipe-me im servum perpetuum.

Segundo, Maria promete assistência particular em todas as suas ações, em todas as suas empresas, em todos os perigos que você possa encontrar: Adsis mihi in omnibus actionibus meis. Finalmente, ela promete não abandoná-lo na hora da morte, mas visitá-lo e confortá-lo na agonia daquele momento supremo e defendê-lo contra o inimigo em seu último combate: Nec me deseras in hora mortis.

Tal é a proteção especial assegurada aos membros da Congregação, justamente denominados Filhos de Maria. É necessário dizer que nisto está o penhor de salvação mencionado pelos doutores da Igreja quando nos diz Santo Anselmo: Omnis ad te conversus, ó Maria, et ad te respectus, impossibile est ut pereat? É impossível que alguém dedicado a Maria pereça. Quem, então, se volta para ti, ó Maria! e merece ganhar o teu olhar será salvo; ele não pode perecer.

2. SEGUNDA VANTAGEM - UMA SALVAGUARDA CONTRA O VÍCIO
Ah! Para ser preservado da corrupção geral, precisamos de alguma proteção poderosa.

Não estamos mais nos dias felizes da Igreja primitiva, quando a multidão de crentes, unida pelos laços de uma perfeita caridade, praticou a virtude com uma santa emulação. Desde que o inimigo semeou o joio no campo do Pai da família, a caridade esfriou, a fé tornou-se rara e a piedade, isolada no meio de um mundo perverso, é exposta aos maiores perigos. Deste modo, quantos caem, naufragam, perambulam frequentemente sem retorno!

Não é verdade que tudo é uma armadilha, um inimigo da virtude e da inocência, principalmente na juventude? Dentro estão as paixões; fora, as seduções do mundo e a fascinação de seus prazeres, seus falsos princípios, a tirania da moda e do respeito humano, freqüentemente até cuidados temporais, a turbulência dos negócios, pelas quais nos deixamos levar às custas de nossas almas e seus interesses espirituais. Que dilúvio e quantas almas perecem nele!

Mas a divina Misericórdia preparou arcas sagradas para aqueles que desejam escapar desses perigos; sim, nas Congregações da Santíssima Virgem, seus servos fiéis encontram um refúgio seguro dos escândalos, dos erros, das tentações que devastam o mundo.

Sim, um refúgio seguro e os meios mais eficazes de salvação. Para convencê-lo disso, basta consultar a experiência. Raramente eram conhecidas as Congregações que, para grande alegria dos fiéis, foram estabelecidas e multiplicadas em todos os lugares, recrutando pessoas de todas as idades e condições, que eram eleitos de piedade e telefone por suas virtudes e boas obras. Mas, nos últimos três séculos, nós passamos a encontrá-la por todo o mundo como ramalhetes de flores exalando o bom odor de Jesus Cristo.

"São incríveis...", diz Bento XIV, "...as vantagens que se deram aos homens de todas as fileiras desta instituição louvável e piedosa. Alguns, colocados desde a infância sob o patrocínio da Santíssima Virgem, perseveraram em um caminho de inocência e piedade, e, continuando sem desvio na pureza moral e na vida digna de um cristão e servo de Maria, nunca deixaram de dar ao mundo o exemplo mais belo, e mereceram a graça da perseverança final. Outros, miseravelmente guiados para longe pelas seduções do vício, saíram do caminho da iniquidade por meio de uma conversão completa através da assistência da misericordiosa Mãe de Deus, a cujo serviço se dedicaram nas Congregações, abraçando uma vida sóbria, justa e piedosa, sustentados por sua fidelidade aos exercícios religiosos dessas Congregações, perseverando até o fim nesta nova vida. E há também aqueles que, por causa do terno amor que tiveram desde a sua infância por Maria, alcançaram os graus mais eminentes de caridade divina" (Bula áurea, Gloriosae Dominae).

Você teria alguns exemplos escolhidos entre milhares? Foi em Congregações que São Francisco de Sales, São Pedro Fourrier, Santo Estanislau Kostka, São Luís Gonzaga, São João Berchmans lançaram os alicerces dessa perfeição que alcançaram com a proteção da Bem-aventurada Virgem Maria. As pessoas mais ilustres consideraram uma honra estar nelas inscritas. Francisco II, duque de Lorena, para dar um exemplo a seus súditos e tornar pública a sua devoção à Santíssima Virgem, desejava ser um dos primeiros recebidos na Congregação estabelecida em Nancy. Carlos IV e Leopoldo, herdando a piedade de seu pai, prestaram suas homenagens à Rainha do Céu nessa mesma Congregação. Em 1585, estabeleceu-se em Louvain, na casa dos jesuítas, a Congregação da Anunciação da Santíssima Virgem, que logo incluiu os estudantes pertencentes aos vários ramos do Colégio. Mais tarde, estabeleceu-se na mesma cidade a Congregação da Imaculada Conceição, que contava quatrocentos membros, e entre eles o ilustre Justus Lipsius.

Isso não foi suficiente: eles se viram obrigados a estabelecer-se em seis Congregações, três latinas e três flamengas, para pessoas de todas as condições. Agora, por que os fiéis se apressaram com tanta avidez a aproveitar-se desses asilos piedosos? Não foi porque buscaram e encontraram neles uma salvaguarda contra o vício e a corrupção da época?

3. TERCEIRA VANTAGEM - O PENHOR DE UMA VIDA HONESTA E FELIZ
Eu tenho apenas uma vida, atravessarei este mundo apenas uma vez; Desejo escolher o caminho mais nobre e mais bonito.

Tal é o pensamento de toda alma grande e nobre quando mede com o olhar o espaço dessa vida passageira. Como um viajante que olha para baixo desde uma montanha o campo que percorreu, o verdadeiro cristão distingue entre mil estradas a estrada real que leva ao seu país e entra sem hesitar nela. Esse caminho real, o caminho da honra e da paz, é o da vida cristã, traçada por nós pelo rei da glória, nosso Jesus Cristo. Nesta bela estrada, seguiu-O, após uma sucessão de eras, a grande procissão de Seus discípulos, a flor e a elite da raça humana. Fora deste caminho, não vejo grandeza ou verdadeira felicidade, pois não há santidade ou verdadeira virtude. Somente o justo, o verdadeiro cristão florescerá como a palmeira; ele crescerá como o cedro de Líbano. Os que são plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios da casa do nosso Deus. Eles ainda frutificarão na velhice e devem ser bem tratados (Sl. 13: 15-15). Bem-aventurado o homem cuja vontade está em nome do Senhor; ele será como uma árvore plantada perto das águas correntes, que produzirá seus frutos no devido tempo, e sua folha não cairá (Sl. 1)

O pecador, pelo contrário, é como poeira levada ao vento, como um tronco estéril produzindo apenas espinhos; a sua alma é como um campo não cultivado, uma vinha em ruínas; Passei pelo campo do homem preguiçoso, e pela vinha do homem tolo eis que estava tudo cheio de urtigas, e a neve cobria a sua face; e o muro de pedra foi derrubado (Pv xxiv. 30, 31).

Tais são as imagens usadas pela Sagrada Escritura para nos mostrar que, sem virtude, encontramos apenas vergonha e miséria, enquanto a vida cristã é verdadeiramente honrada e dá ao homem toda a felicidade que ele pode desfrutar aqui abaixo.

Observe que não falamos aqui da bem-aventurança futura, que deve ser a grande recompensa da virtude, mas daquela felicidade misturada com lágrimas que é uma antecipação dela na terra. A Congregação assegura isso a vocês, queridos congregados, porque os preserva na vida cristã que é um penhor dela. Traz diante de seus olhos uma imagem do céu e faz seu coração sentir um raio de alegria dos anjos quando, reunidos em solenidades, você contemplam o esplendor do santuário e ouvem os belos cânticos da Igreja. É aqui que mais tarde, quando jogado no vórtice do mundo, onde a morte, nas palavras de um santo médico, entra por todos os sentidos, o Menino de Maria encontra novamente vida e alegria. O que é, então, mais doce do que se refugiar nesses felizes asilos de virtude que testemunharam os mais belos anos de nossa vida? Chegar aos pés da melhor das mães para reanimar nossos corações, renovar nossas boas resoluções e limpar o pó do mundo, que se apega às almas mais perfeitas!

4. QUARTA VANTAGEM - A PIEDADE SÓLIDA
A piedade, que consiste no culto a Deus e nas práticas da religião, é ainda mais preciosa, pois é a raiz de todas as virtudes e o princípio de todas as bênçãos. A piedade, diz o apóstolo, é proveitosa para todas as coisas, é a promessa da vida atual e da vida naquilo que está por vir (1 Tim. Iv. 8). Mas, para produzir esses frutos, a piedade deve ser sólida, como uma árvore vigorosa que resista às tempestades e estações do ano. Frequentemente, encontramos um tipo de piedade que consiste em ternura de coração, assiduidade na oração, mas não acompanhada por um espírito de trabalho e constante fidelidade ao dever; é uma piedade fraca e preguiçosa, como uma flor que é varrida pelo vento ou murcha pelo calor do verão. Deve ser uma piedade sólida e ao mesmo tempo firme, esclarecida e ativa, que consiste na união inseparável de oração e dever. Instrução, energia e espírito de trabalho são suas três características, e é fácil ver que a Congregação é feita para inculcá-las; instrui seus filhos na doutrina da salvação, fortalece-os com os sacramentos, nutre-os com o pão dos fortes, que lhes dá energia cristã e espírito de trabalho.

Quanto ao trabalho de que falamos, ele tem um duplo objetivo - as obras do dever e, fora delas, as obras de caridade e zelo, que a Congregação empreende ou encoraja, de acordo com as circunstâncias.

5. QUINTA VANTAGEM - A BOA ESCOLHA DE UM ESTADO DE VIDA
Todo homem é destinado pela Providência a um estado na vida, uma carreira que lhe convém; isto é o que é comumente chamado vocação. Nada é tão importante quanto esse assunto. Enganar-se na escolha de um estado na vida é entrar em um caminho falso, comprometer o futuro, a felicidade e até a salvação; fazer uma boa escolha é garantir alegria nesta vida e na próxima.

É evidente que escolhe sabiamente aquele que segue a vontade de Deus e abraça a carreira para a qual a Providência o destina. Pelo contrário, escolher um estado ao qual não se destina é fazer uma má escolha e falhar na própria vocação. A causa usual disso - infelizmente um infortúnio muito frequente - é alguma má conduta, um vício, ou uma paixão cega pela qual se permite ser guiado. Então, para evitar cair neste abismo, evite os caminhos do pecado; o cristão que permanece fiel a Deus será guiado por Sua mão paterna ao lugar que é feito para ele, ao estado da vida em que encontrará a felicidade e a paz que deseja aqui. Justum deduxit Dominus per vias rectas.

Agora, preservando seus membros da tirania das paixões, levando-os a trilhar o caminho da virtude, esclarecendo-os sobre os deveres de seus diferentes estados, orientando-os com seus conselhos, buscando-os a socorrer do alto por meios da oração e dos sacramentos, a Congregação os guia com segurança ao estado reservado para eles. Não é este um benefício inestimável?

6. SEXTA VANTAGEM - A SANTIFICAÇÃO DO SEU ESTADO
Não é suficiente ter abraçado um estado; também devemos santificá-lo - isto é, cumprir seus deveres e viver nele de maneira santa e cristã. Santificar o estado é ser perfeito, porque corresponde totalmente aos desígnios e à vontade de Deus. De fato, o que Deus pede ao homem no estado em que a providência o colocou, se não é para santificá-lo pelo cumprimento devoto dos deveres inerentes? Não é isso que todos os santos fizeram? Se viviam no mundo ou no claustro, em um trono ou em um chalé, não santificaram em qualquer parte seu estado? Não foi o que São José fez em sua oficina em Nazaré, a Santíssima Virgem em sua humilde casa, o próprio Jesus Cristo durante toda a sua vida? Ele o declara expressamente, dizendo a seu pai: "Pai, eu terminei o trabalho que me deste para fazer" (João xvii 4).

Santificar o próprio estado é levar uma vida de dever, em oposição a uma vida de diversão. Não pense, no entanto, que uma vida de dever é uma vida sombria e cansativa, sem prazer; aqueles que não vivem senão para agradar de Deus, por Deus desfrutam do prazer mais verdadeiro, das alegrias mais doces e puras, até das mais agradáveis ​​e divertidas, pois são animadas, por assim dizer, pela presença e pelo sorriso do divino Mestre. Vemos uma imagem dessa vida feliz na festa nupcial de Caná, onde a alegria dos convidados foi compartilhada por Jesus e Sua santa Mãe. E eis a felicidade que a Congregação obtém, pois oferece a seus membros os auxílios mais bem adaptados para facilitar a santificação de seu estado.

7. SÉTIMA VANTAGEM - INÚMERAS INDULGÊNCIAS
Seria supérfluo lembrá-lo do valor dessa generosidade espiritual que a Igreja dá aos fiéis sob o nome de indulgências e de quão úteis elas são para os vivos e os mortos. Os Soberanos Pontífices, em seu sinal de amor pelas Congregações, as enriqueceram com todas as indulgências que a piedade poderia desejar. O presente volume contém uma longa lista deles. Só chamarei sua atenção para a indulgência plenária que todos os Congregados podem obter nos dias de reunião geral e a que lhes é concedida na hora da morte.

8. OITAVA VANTAGEM - UMA COLEÇÃO DE TODAS AS BÊNÇÃOS QUE UM CRISTÃO PODERIA DESEJAR AQUI EMBAIXO
O Salvador nos mostra um tesouro, uma raiz e um princípio de todas as bênçãos, sob a figura de uma pérola de grande valor que fez um comerciante vender tudo o que ele tinha para a adquirir; pois, uma vez obtendo a pérola, possui todos os tesouros, todas as riquezas. Esta pérola de grande valor, diz São Bernardo, é o estado religioso - o estado daquele que, pelos votos da religião, se consagra total e irrevogavelmente a Deus. Mas podemos, com razão, aplicar as palavras do santo médico à Congregação da Virgem Maria, onde os fiéis se dedicam ao serviço de Deus, confiando-se à Virgem Mãe de Deus. Podemos dizer com S. Bernardo: O que é essa pérola de grande valor, senão a santa e imaculada Congregação onde se vive mais puramente, se cai mais raramente, se sobe mais rapidamente, se procede com mais cautela, se colhe mais graças, se desfruta de mais paz, se possui mais paz, se possui uma promessa de uma morte mais feliz, de um purgatório mais curto, uma recompensa mais rica no céu? - Haec est religio sancta, pura, immaculata, in qua homo vivit purius, cadit rarius, surgit velocius, incedit cautius, irroratur frequentius, quiescit securius, moritur fiducialius, purgatur citius, praemiatur copiosius.

Basta ler cada uma dessas frases para sentir como são verificadas na Congregação. Além disso, são confirmadas pela experiência e pelos fatos. Quantas vezes ouvi dos lábios dos outros e testemunhei a mim mesmo quão bela é a morte de um verdadeiro filho de Maria, quão consoladora e preciosa é diante de Deus! Deus tem até o prazer de manifestar por prodígios quão grande é a solicitude de Maria por seus filhos ao deixar este mundo, e como Ela os ajuda a consumar sua vida com a morte mais santa.

Pe. Francisco Xavier Schouppe S.J.