RITUAL DE ADMISSÃO (1994)

A recepção de novos Aspirantes e Candidatos pode ser feita em cerimônia especial na Igreja ou Capela. Normalmente se faz durante a Santa Missa, logo após a homilia do Celebrante. A recepção dos novos Congregados Marianos deve ser feita sempre durante a Santa Missa, de modo solene, preferentemente em festa litúrgica da Santíssima Virgem.

BÊNÇÃO DAS MEDALHAS E FITAS

Celebrante: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Todos: Que fez o céu e a terra.
Celebrante: Ouvi, Senhor, minha oração.
Todos: E chegue até vós meu clamor.
Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Celebrante: Oremos. Deus onipotente e eterno, que não reprovais que sejam esculpidas as imagens de vossos Santos, para que todas as vezes que as contemplarmos com os olhos de nosso Corpo, outras tantas com os olhos da mente meditemos a fim de imitar seus exemplos e sua santidade, nos Vo-lo pedimos, dignai-Vos abençoar + e santificar estas medalhas cunhadas em honra da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, e concedei que todo aquele que, diante delas, procurar honrar e venerar suplicante a Beatíssima Virgem, por seus méritos e intercessão, obtenha de Vós a graça na vida presente e a eterna glória na vida futura. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.
Todos: Amém.

O Celebrante asperge as medalhas com água benta.

RECEPÇÃO DE ASPIRANTES

Secretário: Movidos pelo desejo de servir a Deus, sob a especial proteção da Virgem Maria, nossa Mãe, aproximem-se NN. que serão recebidos no estágio de Aspirantes, para que, quando devidamente preparados, possam, ser admitidos como Candidatos à Congregação Mariana.

Os chamados se aproximam e, ajoelhados, dizem em conjunto:

Santíssima Virgem Maria, / Mãe de Deus e Mãe nossa, / eu Vos escolho / por minha especial Protetora / e confio na vossa intercessão / para de tal forma / viver e amar vosso Filho, / fugindo do pecado / e servindo à Santa lgreja / que possa um dia ser admitido / como Congregado Mariano. Amém.

Após a imposição das fitas pelo Celebrante, retornam seus lugares.

RECEPÇÃO DE CANDIDATOS

Secretário: Movidos pelo desejo de servir a Deus, sob a especial proteção da Virgem Maria, nossa Mãe, aproximem-se NN. que serão recebidos no estágio de formação dos Candidatos na nossa Congregação Mariana e farão sua Consagração temporária à Virgem Maria, na esperança de se mostrarem dignos de serem admitidos, um dia, como Congregados Marianos.

O Chamados se aproximam e ficam de pé diante do Celebrante.

Celebrante: Meus filhos, Deus Nosso Senhor que lIhes despertou no coração este desejo, os ajude a se tornarem dignos desta graça insigne de serem contados, um dia, entre os membros consagrados da Congregação Mariana.

Os chamados se ajoelham e, estando em pé a Assembléia, proferem, em conjunto sua Consagração Temporária à Virgem Maria:

Santíssima Virgem Maria, Māe de Deus e Mãe nossa, eu, movido pelo desejo de ser recebido como filho consagrado ao vosso Amor, prometo, com o auxílio da graça divina, imitar vossas virtudes e viver seguindo vosso Filho para merecer a graça de ser recebido, um dia, como Congregado Mariano. Prometo, portanto, ingressar, quando for julgado digno, na Congregação Mariana para nela procurar crescer sempre mais, com o auxílio divino, na vida de santidade e no serviço a Deus na Santa lgreja. Assistí-me com vossa proteção materna para que seja sempre fiel a este propósito e possa merecer a graça que tanto almejo. Amém.

Celebrante: Em nome da Diretoria da Congregação Mariana de Nossa Senhora N. e S. N. , admito-os como Candidatos a Congregado Mariano, conforme a promessa que acabam de fazer aos pés da Virgem Maria. Procedam, de hoje em diante, de tal forma que possam alcançar a graça que pediram à Virgem Maria. Rogamos a nossa Mãe Celeste, a nosso Santo Padroeiro e a todos os Santos e Beatos que nos precederam como membros insignes das Congregações Marianas, que intercedam por todos nós junto a nosso Deus e Senhor, para que desça sobre cada um a bênção divina, em nome do Pai +, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Após a imposição das fitas pelo Celebrante retornam a seus lugares.

RECEPÇÃO DE CONGREGADOS 

A recepção dos novos Congregados Marianos é um momento muito expressivo na vida da C.M. e deve ser cuidadosamente preparada. A preparação espiritual é muito importante para que os Candidatos possam viver intensamente este momento de graça na sua vida mariana como uma experiência que neles deixe uma marca profunda por toda sua vida. Muitas Congregações costumam organizar um Retiro Espiritual ou, ao menos, um dia de recolhimento dos Candidatos que vão ser recebidos para faz sua Consagração Mariana definitiva. O fundamental e que eles se apresentem plenamente conscientes do que significa fazer esta Consagração e iniciar sua vida de Congregado Mariano. A preparação material envolve a solenidade da Santa Missa nos detalhes de sua liturgia, dos cânticos, dos leitores e da preparação cuidadosa de todos os elementos necessários para o rito de recepção dos novos Congregados: formulários, fitas e medalhas, diplomas, livro de inscrição dos Congregados e, onde se costuma, os Manuais do Congregado. Os Candidatos devem entrar processionalmente junto com o Celebrante e se colocarem em lugar destacado e adequado para o rito. A celebração da Santa Missa pode ser solene ou solenizada pelos cantos e ritos especiais, como a procissão das oferendas, etc.. O rito da recepção se realiza logo após a homilia do Celebrante. Na comunhão é conveniente que os Neo-Congregados a recebam sob duas espécies.

Secretário: Para o louvor e glória da Santíssina Trindade e em honra da Bem-aventurada Virgem Maria, Māe de Deus e Mãe nossa, aproximem-se NN. que desejam se consagrar pública e definitivamente à Virgem Maria como Congregados Marianos.

Os chamados se aproximam e, de pé, respondem ao Presidente da CM que se colocou em pé ao lado do Celebrante.

Presidente: Desejais ser admitidos nesta Congregação Mariana para nela, com a proteção da Virgem Maria, Māe de Deus e nossa querida Mãe, dedicar toda vossa vida ao amor e seguimento de Cristo Nosso Senhor e ao serviço de sua Santa Igreja?

Candidatos: Desejamos de todo coração.

Presidente: Quereis empenhar todas as forças para aumentar a caridade fraterna nesta Congregação, edificar o próximo com os exemplos de vossa devoção e piedade e com a santidade de vossa vida e costumes?

Candidatos: Assim o queremos.

Presidente: Prometeis observar fiel e amorosamente, em toda vossa existência nesta terra, a Regra de Vida das Congregações Marianas do Brasil, amar fraternalmente vossos irmãos Congregados, respeitar os dirigentes, ouvir e seguir seus conselhos em tudo que disser respeito ao bem comum da Congregação em sua vida mariana e seu trabalho na Santa Igreja?

Candidatos: Assim o prometemos.

Presidente: Caríssimos irmãos, o que desejais, quereis e prometeis é um propósito muito agradável à Virgem Maria e a seu Filho Divino. Consagrados ao serviço divino sob a proteção de nossa Mãe Santíssima, ficai certos de que nunca vos faltará a graça do céu, se fordes fiéis em corresponder generosamente ao que
vos pede a vida de Congregado Mariano. Confiados, pois, na graça divina, formulai agora a Consagração Mariana na qual
sereis acompanhados por vossos irmãos marianos, que renovarão a mesma Consagração que um dia fizeram a nossa Mãe querida.

Os Candidatos se ajoelham, bem como todos os Congregados presentes que deverão, na medida do possível, se aproximar do altar; a assembleia permanece em pé. Os que irão se consagrar recitam, juntos:

Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, eu, ainda que me reconheça indigno de ser vosso filho e de colocar-me no número de vossos servos, movido, contudo, pelo desejo de ter-Vos por minha Mãe, Modelo e Celestial Protetora e de servir, a vosso exemplo, a Jesus Cristo, Vosso Filho Divino e sua Santa Igreja, na presença de meu Anjo-da-Guarda, de toda corte celeste, em especial de nosso Padroeiro S. N. e de todos os Santos e Beatos que me precederam como Congregados Marianos, faço publicamente minha Consagração como Congregado Mariano, como ela é entendida na Regra de Vida das Congregações Marianas do Brasil, aprovada pela Santa lgreja. Prometo, portanto, procurar com todas as minhas forças, sob vossa materna proteção e confiado na graça divina, crescer na busca da Santidade pessoal e empenhar-me com todo ardor em fazer conhecido, amado e seguido vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Redentor dos homens. Suplico-Vos, pois, Mãe querida, me recebais no número dos filhos a Vós consagrados. Fazei que minha vida, daqui para o futuro, seja digna desta graça insigne que me concedestes. Protegei-me sempre, em todos os perigos da alma e do corpo e acolhei-me, Mãe de Misericórdia, na minha hora derradeira. Amém.

Os Congregados antigos voltam a seus lugares; os Neo-Congregados permanecem de joelhos e recitam, juntos.

Neo-congregados: Tendo feito minha Consagração pública e definitiva à Santíssima Virgem Maria, assumo publicamente o compromisso de ser um verdadeiro Congregado Mariano, honrando minha fita azul e as tradições espirituais que me deixaram os
que me antecederam. Por isso, assino meu nome no Livro de Inscrição dos Congregados da Congregação Mariana Nossa Senhora N. e S. N. .


Os Neo-Congregados se levantam e cada um se dirige à mesa especialmente preparada para assinar o livro de membros da CM. Retornam ao local onde estavam ajoelhados e se ajoelham novamente.

Celebrante: Em nome da Diretoria da Congregação Mariana de Nossa
Senhora N. e S. N. , vos recebo como membros consagrados das Congregações Marianas do Brasil. Que vossos nomes, agora inscritos nos registros desta Congregação Mariana, sejam também inscritos eternamente no céu. Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Celebrante: Digne-se Deus, Nosso Pai e seu Filho Jesus Cristo, conceder-vos a luz e a força do Espírito Santo, e, assim como vos escolheu para filhos diletos da Virgem Maria, vos receba também a todos na sua glória eterna.
Todos: Amém.

A assembléia senta-se; os Neo-Congregados se aproximam, cada um por sua vez, do Celebrante, ou este se dirige diretamente a cada um que permanece em pé e em fila. O celebrante, ajudado pelo presidente, coloca sobre os ombros do neo-congregado a fita, oferecendo antes a medalha para que este a oscule:

Celebrante: Recebe a insígnia da Congregação Mariana como sinal de tua Consagração Pública à Virgem Maria e procura levá-la sempre com amor, honrando a promessa que acabas de fazer como digno filho de tão Santa Mãe.
Neo-Congregado: Amém.

O celebrante, entregando o distintivo mariano ao Presidente que o
coloca no Neo-Congregado: 


Recebe o distintivo de Congregado Mariano. Leva-o sempre contigo para recordar-te em todos os momentos de tua vida o compromisso que acabas de fazer de dar a todos o testemunho de tua fé, de tua dedicação à Santa Igreja, de tua fidelidade a seus Pastores, de modo especial ao Santo Padre o Papa, de empenhar-te com todas as forças na busca da santidade pessoal e na entrega ao trabalho apostólico.
Neo-Congregado: Amém.

O celebrante, entregando o diploma ao Neo-Congregado:

Celebrante: Recebe o diploma de Congregado Mariano que te lembrará sempre a Consagração Mariana que acabas de fazer. Procura honrar com tua vida a graça que recebeste.
Neo-Congregado: Amém.

Entregando, onde for costume, o Manual das CC.MM. ao Neo-Congregado: 

Celebrante: Recebe este Manual que contem a Regra de Vida das Congregações Marianas do Brasil. Conserva-o cuidadosamente e consulta-o freqüentemente, seguindo com fidelidade o caminho que escolheste para tua vida cristā e mariana.
Neo-Congregado: Amém.

Na conclusão da Santa Missa, após a Oração final, os Neo-Congregados se aproximam do altar e se ajoelham; a assembleia permanece também de joelhos; o Celebrante estende as mãos sobre os Neo-Congregados e diz:

Celebrante: Deus Todo-Poderoso vos receba no número dos Congregados Marianos e vos conceda viver santamente, perseverar no serviço divino e merecer sempre a proteção materna de nossa Santa Mãe, a Virgem Maria. E assim como hoje a caridade fraterna nos une a todos na família mariana, assim a Divina Misericórdia nos leve, um dia, a cantar eternamente no céu os louvores da Virgem Gloriosa e Bendita. Por Cristo Nosso Senhor.
Todos: Amém.

E pela intercessão da Virgem Maria, Māe de Deus e Mãe nossa, abençoe-vos Deus todo-Poderoso, Pai +, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.