INSTRUÇÕES

A LISTA RISCADA À LUZ DO SEGUNDO GRAU DE HUMILDADE PARA O CONGREGADO

O segundo grau da humildade, conforme Santo Inácio, nos convida a uma mais perfeita humildade, aquela que ainda não é a totalmente perfeita, mas suficiente para nos provocar uma verdadeira reflexão sobre nossa pertença à Congregação Mariana.

[LINK]


OS SIGNIFICADOS DO DIPLOMA DO CONGREGADO MARIANO

O diploma oficial das CC. MM. possui a seguinte explicação: A característica do diploma das CC. MM. agregadas à Prima Primária é histórico-apologética. Nele se pretende dar alegoricamente uma ideia da grandeza dessa instituição, do brilho e esplendor, do espírito de piedade, atividade e zelo, que caracterizam sua história de mais de quatro séculos (dois anjinhos procuram sustentar um painel sob as palavras “Marialium Sodalitatum diploma”). Por este motivo foram agrupados ao redor do Trono de Maria Santíssima, além de quatro personagens que por títulos especiais merecem eterna gratidão das CC. MM. (S. Inácio de Loyola, S. Luís Gonzaga, S. Pedro Canísio e Gregório XIII), outros entre os inúmeros congregados ilustres que realçam as CC. MM., conforme atestam suas biografias.

[LINK]


MAGIS - O AUTÊNTICO ESPÍRITO DA CONGREGAÇÃO MARIANA

Santo Inácio, de quem herdou a Congregação Mariana sua verdadeira espiritualidade, percebeu logo no início de seu apostolado que somente ganha a vitória na batalha espiritual aquele que está pronto para se distinguir no serviço de Cristo Rei imitando-o, isto é, seguindo o mesmo caminho que Ele seguiu: A Vitória pela Cruz.

[LINK]


A IMPORTÂNCIA DO INSTRUTOR NA CONGREGAÇÃO

Se, em geral, o termo tem um sentido estrito, na Congregação, que ainda o utiliza cotidianamente, define um dos cargos mais amplos e versáteis, e ainda da mais alta relevância para que uma Congregação possa, por seu próprio empenho e levando em conta as competências individuais, diversificar a gama de trabalhos desenvolvidos pelo grupo.
[LINK]


HISTÓRIA DAS REGRAS DAS CC.MM. (1587-1910)

Saiba como foi o longo caminho percorrido entre a promulgação das primeiras Regras da Congregação Mariana até sua última edição, em 1910, a partir da narrativa de Élder Mullan, SJ, publicada na Woodstock Letters em 1911.
[LINK]


ORATÓRIA BÁSICA

Imprescindível para o dirigente e para o instrutor, a oratória auxilia na estruturação do discurso e torna qualquer fala mais atraente.
[LINK]


O AFASTAMENTO DA VIDA COMUNITÁRIA NA CONGREGAÇÃO

Todo congregado passa por uma série de instruções antes de ingressar de fato nas fileiras de uma Congregação. Um bom instrutor não se cansa de falar sobre a importância da frequência nas reuniões e outros atos promovidos pela Congregação. Fato é que, não raramente, após algum tempo de consagração, mesmo tendo sido alertado de diversas formas, há aquele que acaba deixando de frequentar um ou todos os atos de sua Congregação. Neste artigo, nos debruçaremos sobre as diversas circunstâncias de afastamento de membros e o consequente tratamento para estas situações.
[LINK]


A ARTE DA GUERRA - SUN TZU

Traduzida pela primeira vez por um sacerdote jesuíta missionário na China, uma das obras mais populares da História e o primeiro tratado militar conhecido, A Arte da Guerra merece atenção, já que trata sobre um assunto inerente à condição humana, de cristão e de congregado mariano: a iminência da guerra, seja no campo espiritual, contra o já sabido Inimigo, ou seja, o mundo, o diabo e a carne; mas também na realidade apostólica, na preparação de uma estratégia sólida para o Serviço. A obra, quando iluminada à cosmovisão católica, é um guia útil para o incremento da vida espiritual e da solidez do apostolado na Igreja e no mundo.
[LINK]


TRÊS MODOS DE ORAR- SEGUNDO MODO

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola nos propõem três modos distintos de oração que deveriam ser aprendidos e postos em prática no cotidiano. Sugerimos sua aplicação durante o momento da instrução das reuniões seguida de prática laboratorial e posterior aplicação cotidiana de forma individual ou em conjunto em algum momento oportuno nas reuniões. Clique no link e aprenda o Segundo Modo:
[LINK]


TRÊS MODOS DE ORAR- TERCEIRO MODO

Esta é a continuação da explicação dos Modos de Orar contidos nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, que nos propõem três modos de oração. Este modo é chamado de Oração por Compasso da Respiração, Oração Pneumática ou Oração Respiratória. Abaixo o esquema das orações, aos cuidados do instrutor geral da Congregação Mariana para aplicação:
[LINK]




O DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS - EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INÁCIO




AMOR E HUMILDADE - PARA SER DIRIGENTE