ORAÇÕES DA NOITE

Persignação

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ação de Graças

Meu Deus, meu Pai e meu Criador, eu vos adoro e reverencio de todo o meu coração. Dou-vos infinitas graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia.

Ato de Fé, Esperança e Caridade

Creio em Vós, porque sois a mesma verdade. Espero em Vós, porque sois fiel às vossas promessas. Amo-vos de todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e amável. E amo ao meu próximo como a mim mesmo, por amor de Vós.

Exame de Consciência

Divino Espírito Santo, dignai-vos conceder-me luz para conhecer os meus defeitos e pecados e graça eficaz para me arrepender e emendar deles.

Dos deveres para com Deus 
Omissões... negligência nos deveres de piedade... irreverência na igreja ... distrações voluntárias nas orações... resistência à graça ... juramentos ... murmurações interiores... falta de confiança ou de resignação ...

Dos deveres para com o próximo
Juízos temerários... desprezo... ódio... imprecações... maledicências... falsos testemunhos... dano em bens ou reputação... mau exemplo ou escândalo... falta de respeito, de obediência, de caridade, de fidelidade ...

Dos deveres para conosco
Vaidade... orgulho... respeito humano... mentiras... pensamentos, desejos, palavras ou ações contra a pureza... intemperança... cólera... impaciência... ociosidade... negligência nos deveres do próprio estado...

OUTRO EXAME

Como fiz o último exame? – Ao deitar e levantar guardei a devida modéstia? –Levantei-me logo que para isto se deu o respectivo sinal? – Rezei devotamente as orações da manhã e da noite? – Como assisti ao Santo Sacrifício da Missa? – Rezei as orações vocais com atenção? – Guardei o devido respeito a todos os meus superiores? – Tratei com caridade todos os meus companheiros? – Apliquei-me com seriedade ao trabalho / estudo? – Como guardei o silêncio? – Estive no trabalho / nas aulas com atenção e decoro? – Como observei a modéstia dos sentidos, principalmente dos olhos, ouvidos e língua? – Guardei a temperança no comer? – Nas pausas juntei-me com maus companheiros? – Murmurei dos superiores? – Trouxe à prática conversas impuras? – Faltei à castidade por pensamentos, palavras ou obras? – Como observei o regulamento da empresa / colégio?

Ato de Contrição

De todos os defeitos e pecados que hoje cometi e de todos os mais da vida passada, eu me arrependo, Senhor, de todo o coração, por serem ofensas feitas a um Deus tão bom e amável. De tudo vos peço perdão, meu Deus, e o espero da vossa misericórdia, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Súplicas

Dignai-vos, Senhor, conservar-me esta noite sem pecado; abençoai o descanso que vou tomar, a fim de reparar as forças para vos servir melhor e com mais fervor.

Corações Santíssimos de Jesus e Maria, entrego-vos nesta noite a minha alma e o meu corpo, para que em vós descansem tranquilamente, e porque eu, enquanto dormir, não posso louvar a Deus, peço-vos que o louveis por mim, de modo que quantas forem as pulsações do meu coração, tantos sejam os louvores que vós por mim deis à Santíssima Trindade.

Ó, Virgem Santíssima, Mãe do meu Deus e, depois de Deus, minha esperança, meu refúgio e meu amparo, socorrei-me em todas as minhas necessidades, defendei-me nesta noite contra todos os inimigos e livrai-me de todo o mal. Amém.

℣. São José, amante do Sagrado Coração
℟. Rogai por nós

Amados Jesus, José e Maria, dou-vos o meu coração e a minha alma.
Amados Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.
Amados Jesus, José e Maria, expire em paz entre vós a minha alma.

Ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.

Pelas almas do Purgatório

℣. Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso
℟. Entre os resplendores da luz perpétua
℣. Descansem em paz
℟. Amém