NOVENAS

NOVENA DA PURIFICAÇÃO

(De 24 de Janeiro a lº de Fevereiro)

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

1º Dia. Ó Maria Santíssima, puríssimo espelho de todas as virtudes, vós que sendo a mais pura de todas as virgens, quisestes, apenas terminados os quarenta dias depois do vosso parto, apresentar-vos, segundo a lei, no templo,para serdes purificada; fazei,Senhora, que à vossa imitação, também nós conservemos nosso coração puro de toda a culpa, e mereçamos assim ser apresentados no tempo da glória. A. M.

2º Dia. Ó Virgem obedientíssima, que apresentando-vos no templo, quiseste oferecer o costumado sacrifício, segundo o uso de todas as outras mulheres; fazei, Senhora, que também nós, a vosso exemplo, saibamos oferecer a Deus, o sacrifício de nós mesmos, pela contínua prática das virtudes. A. M.

3º Dia. Ó puríssima Virgem, que observando o preceito da lei, não atendestes a que os homens vos reputassem imunda: alcançai-nos a graça de conservar o nosso coração sempre puro, ainda que por isso houvéssemos de parecer culpados aos olhos do mundo.
A. M.

4º Dia. Ó Santíssima Virgem, que oferecendo vosso divino Filho ao Eterno Pai agradastes a todo o Céu: apresentai a Deus o nosso pobre coração para que Ele, com sua graça, no-lo preserve sempre do pecado mortal.
A. M.

5º Dia. Ó humilíssima Virgem, que entregando Jesus nas mãos do santo Velho Simeão lhe enchestes o espírito de celeste suavidade: entregai nosso coração a Deus, para que o encha todo de seu santo espírito. A. M.

6º Dia. Ó diligentíssima Virgem, que resgatando, segundo a lei, vosso Filho Jesus Cristo, cooperastes para a salvação do mundo : resgatai nosso pobre coração da escravidão do pecado, para que seja sempre puro diante de Deus.
A. M.

7º Dia. Ó clementíssima Virgem, que ouvindo de Simeão a profecia das vossas dores, vos resignastes prontamente às disposições de Deus : fazei que também nós, sempre resignados à divina vontade, suportemos com paciência todas as tribulações.
A. M.

8º Dia. Ó piedosíssima Virgem, que enchendo por meio do vosso divino Filho a profetisa Ana de luz celestial, fizestes que ela exaltasse as misericórdias de Deus, reconhecendo a Jesus como Redentor do mundo: enchei da graça do Céu o nosso espírito, para que possamos gozar o fruto copioso da divina Redenção.
A. M.

9º Dia. Ó resignadíssima Virgem, que prevendo a dolorosa paixão de vosso Filho, sentistes vossa alma transpassada de dor, e conhecendo a aflição de vosso Esposo José por vossas angústias, com santas palavras o consolastes : traspassai nossa alma com uma verdadeira dor de tantos pecados, pela qual possamos ter a consolação de participar da vossa glória no paraíso.
A. M.

℣.Respónsum accépit Símeon a Spíritu Sancto :
R. Non visurum se mortem, nisi vidéret Christum Dómini.

Orémus
Omnípotens sempitérne Deus, majestátem tuam suplices exorámus ut sicut Unigénitus Fílius tuus hodiérna die cum nostræ carnis substántia intus, ita nos fácias purifícátis tibi méntibus praesentári. Per eumdem ChristumDominumnostrum. R. Amen.

℣. Revelou o Espírito Santo a Simeão:
R. Que não veria a morte, sem ter visto o Cristo do Senhor.

Oremos
Onipotente e eterno Deus, imploramos da vossa majestade que assim como o vosso unigênito Filho foi apresentado no templo depois de ter tomado a substância da nossa carne, do mesmo modo sejamos levados à vossa presença com as almas puras de todo o pecado. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. R. Amém.

(300 dias de indulg. em cada dia e plenária no da festa, ou na oitava, com as condições do costume. –Raccolta.)

NOVENA DE N. SENHORA DE LOURDES 

(De 2 a 10 de Fevereiro)

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

1º Dia: Recolhimento. Ó Virgem puríssima, que vos dignastes aparecer a Bernadete em lugar solitário para nos lembrar que no retiro é que vosso Filho se comunica às nossas almas: alcançai-nos o espírito de recolhimento necessário para vivermos uma vida de fervor e merecermos a graça da bem-aventurança eterna.

3 A. M. com a jaculatória : Nossa Senhora de Lourdes. Rogai por nós.

℣. Deus omnípotens præcínxit me virtude:
℟. Et pósuit immaculátam viam meam.

Orémus
Deus, qui per immaculátam Vírginis Conceptiónem dignum Fílio tuo habitáculum præparásti: súpplices a te quæsumus; ut, ejusdem Vírginis apparitiónem celebrantes, salutem mentis et córporis consequámur. Per eumdem Christum Dominum nostrum.
℟. Amen.

℣. Deus onipotente revestiu-me de valor.
℟. E fez imaculado o meu caminho.

Oremos
Ó Deus, que pela Conceição Imaculada da Virgem Maria preparastes a vosso Filho digna habitação : humildemente vos suplicamos que celebrando a aparição da mesma Virgem alcancemos a saúde da alma e do corpo. Pelo mesmo Cristo, senhor Nosso.
℟. Amém.

(Nos outros dias apenas se muda a oração da súplica, como segue).

2º Dia: Inocência. Ó Virgem puríssima, que vos dignastes aparecer toda resplandecente de luz, doçura e bondade,a uma inocente menina que vos contemplava em êxtase: alcançai-nos do inocentíssimo Jesus, vosso Filho, que conservemos até à morte a inocência batismal, ou a reparemos pela penitência se tivermos a desdita de perdê-la pela culpa.

3º Dia: Pobreza. Ó Virgem puríssima, que escolhendo para as vossas aparições uma menina pobre, nos quisestes significar o amor à pobreza temporal, cujos efeitos partilhastes com vosso divino Filho: alcançai-nos de Jesus um verdadeiro espírito de pobreza, que nos faça dignos das recompensas a ele prometidas.

4º Dia: Humildade. Ó Virgem puríssima, que aparecendo à ignorada Bernadete, nos ensinastes quanto prezais a humildade: alcançai-nos de vosso Filho a graça de conhecermos bem o que somos, para que, desprezando-nos como merecemos, nos façamos mais semelhantes a Jesus Cristo, humilhado até a morte de cruz.

5º Dia: Desprezo do mundo. Ó Virgem puríssima, que proibindo a Bernadete beber no Gave e mandando-a procurar a vossa fonte nos destes, a nós também, dupla lição : alcançai-nos de Jesus desprezo eficaz do mundo e de seus falsos bens e desejo cada vez mais ardente de beber da fonte de água viva que brota para a vida eterna.

6º Dia: Penitência. Ó Virgem puríssima, que por três vezes inculcastes à inocente Bernadete a penitência, ensinando-nos quanto devemos amá-la e praticá-la: alcançai-nos de Jesus crucificado uma grande e íntima dor de nossa culpas e o santo ódio de nós mesmos, para que, na via estreita e em frutos dignos de penitência, mereçamos a vida eterna.

7º Dia: Constância nas provas. Ó Virgem puríssima, que provando tanto a inocente Bernadete nos mostrastes que mesmo os santos e fervorosos não são isentos de tribulação : alcançai-nos de vosso Filho que levemos com resignação e alegria as cruzes desta vida, para que semelhantes a Ele na Paixão o sejamos também na glória.

8º Dia: Esperança. Ó Virgem puríssima, esperança nossa, que com um sorriso de inefável doçura enlevastes a Bernadete e lhe destes uma prelibação da bem-aventurança do Céu; volvei-nos do vosso trono de misericórdia um olhar de Mãe, para alcançarmos a misericórdia prometida a quem deposita em vós toda a sua confiança.

9º Dia: o Céu. Ó Virgem puríssima, que prometendo à Bernadete fazê-la bem-aventurada na vida futura, a assegurastes da sua predestinação ; alcançai-nos de vosso divino Filho graça abundante para lhe sermos fiéis na vida, não desmerecermos o dom da perseverança final e cantarmos assim um dia as suas e vossas glórias na bem-aventurança eterna.

NOVENA DA ANUNCIAÇÃO

(De 16 a 24 de Março)

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

Ó Maria, que fostes escolhida por Deus entre todas as mulheres para serdes a Mãe do Redentor: alcançai-me a graça de pertencer ao número dos escolhidos que hão de gozar no Céu os frutos da Redenção. A. M.

Ó Maria, que sendo escolhida para Mãe de Deus, preferistes a esta excelsa dignidade a vossa virgindade, e só quando o Anjo vos assegurou que com ser Mãe não deixaríeis de ser Virgem, anuístes à sua proposta: concedei-me uma dor tão grande à pureza, que por nenhum bem deste mundo eu consinta em vir a perdê-la.
A. M.

Ó Maria, que sendo escolhida para Mãe de Deus, vos oferecestes para ser a sua escrava, fazei que eu me tenha sempre na conta de um servo de Deus, cumprindo com exatidão a sua santa lei.
A. M.

℣. Verbum caro factum est:
℟. Et habitávit in nóbis.

Orémus Grátiam tuam, quæsumus, Dómine, méntibus nostris infunde: ut, qui, Angelo nuntiánte, Christi, Fíli tui, Incarnatiónem cognóvimus, per Passiónem ejus et Crucem ad resurrectionis glóriam perducámur. Per eumdem Christum Dominum nostrum.
℟. Amen.

℣. O Verbo divino encarnou.
℟. E habitou entre nós.

Oremos Infundi, Senhor, como vos pedimos, a vossa graça em nossas almas ; para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo vosso Filho, pela sua Paixão e morte de Cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso.
℟. Amém.

NOVENA DE N. SENHORA DO BOM CONSELHO 

(De 17 a 25 de Abril) 

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

Ó Virgem gloriosíssima, escolhida pelo Conselho eterno para serdes Mãe do Verbo divino incarnado, tesoureira das graças divinas e advogada dos pecadores : eu, o mais indigno dos vossos servos, a vós recorro, para que vos digneis ser minha guia e meu conselho neste vale de lágrimas. Alcançai-me pelo preciosíssimo sangue de vosso divino Filho o perdão dos meus pecados, a salvação da minha alma, e os meios necessários para a conseguir. Alcançai para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a dilatação do reino de Jesus Cristo em todo o mundo. Assim seja.
(Três vezes a A. M.).

℣. Dignáre me laudáre, Virgo sacráta.
℟. Da mihi virtutem contra hostes tuos.

Orémus
Deus, qui Genitrícem dilécti Fílii tui Matrem nobis dedísti, ejusque speciósan imáginen mira apparitióne clarificáre dignátus es: concéde, quæsumus, ut ejusdem mónitis júgiter inhæréntes secundum Cor tuum vívere et ad cœléstem pátriam felíciter perveníre valeámus. Per eundem Christum Dóminum nostrum. ℟. Amen.

℣. Concedei-me que eu vos louve, Virgem sagrada. 
℟. Dai-me valor contra os vossos inimigos. 

Oremos 
Ó Deus, que por Mãe nos destes a Mãe de vosso amado Filho e ilustrastes com maravilhosa aparição a formosa imagem dela: concedei-nos,vos suplicamos, que seguindo-lhe sempre os conselhos, vivamos todos sempre segundo o vosso Coração e alcancemos a felicidade da celeste pátria. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. 
℟. Amém.

SEPTENÁRIO DE N. SENHORA DAS DORES 

(Começa na sexta-feira antes do domingo da Paixão e termina na quinta-feira depois). 

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

1º Dia: Eu me compadeço de Vós, ó Virgem dolorosa, por aquela aflição que o vosso terno Coração sofreu na profecia do santo velho Simeão. Minha querida Mãe, por vosso Coração tão magoado alcançai-me a virtude da humildade e o dom do santo temor de Deus. A. M.

2º Dia: Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquelas angústias que o vosso sensibilíssimo Coração sofreu na fuga e permanência no Egito. Minha querida Mãe, por vosso angustiado Coração alcançai-me a virtude da liberalidade, especialmente para com os pobres, e o dom da piedade. A. M.

3º Dia: Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquela agonia que o vosso solícito Coração sentiu na perda do vosso Jesus. Minha querida Mãe, por vosso Coração tão vivamente comovido,alcançai-me a virtude da castidade e o dom da ciência.
A. M.

4º Dia: Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquela consternação que o vosso materno Coração sentiu ao encontrardes o vosso Filho com a cruz às costas. Minha querida Mãe, pelo vosso amoroso Coração por tal modo atormentado, alcançai-me a virtude da paciência e o dom da fortaleza.
A. M.

5º Dia: Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquele martírio que o vosso generoso Coração padeceu ao assistirdes a Jesus agonizante. Minha querida Mãe, pelo vosso Coração a tal extremo martirizado alcançai-me a virtude da temperança e o dom do conselho.
A. M.

6º Dia: Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquela ferida que o vosso piedoso Coração sofreu na lançada que rasgou o lado do vosso Filho e abriu o seu amabilíssimo Coração. Minha querida Mãe, pelo vosso Coração de tal maneira transpassado,alcançai-me a virtude da caridade fraterna e o dom do entendimento.
A. M.

7º Dia: Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquela amargura que o vosso Coração amantíssimo sofreu na sepultura do vosso Jesus. Minha querida Mãe, pelo vosso santo Coração excessivamente aflito, alcançai-me a virtude da diligência e o dom da sapiência.
A. M.

℣. Ora pro nobís, Virgo dolorosíssima:
℟. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi. 

Orémus
Intervéniat pro nóbis, nóbis,quæsumus,Dómine Jesu Christe, nunc et in hora mortis nostræ apud tuam cleméntiam Beáta Virgo Maria, Mater tua, cujus sacratíssimam ánimaminhoratuæpassiónis dolóris gládius pertransívit. Per te, Jesu Christe, Salvator mundi, qui vivis et regnas in sæcula sæcuculórum.
℟. Amen.

℣. Rogai por nós, Virgem dolorosíssima :
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
Interceda por nós ante a vossa clemência, Senhor Jesus Cristo, agora e na hora da nossa morte a bem-aventurada Virgem Maria, vossa Mãe, cuja sacratíssima alma transpassou uma espada de dor na hora da vossa Paixão. Por vós mesmo Jesus Cristo Salvador do mundo, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
℟. Amém.

NOVENA DA VISITAÇÃO 

(De 23 a 31 de maio) 

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

Ó Virgem Maria, que movida do Espírito Santo, vos pusestes a caminho para visitar vossa prima Sta. Isabel, afim de que a presença do Verbo Encarnado livrasse o Batista do pecado original: alcançai-me do mesmo vosso Filho perdão de todos os meus pecados, e um tal horror a eles que nunca torne a cometê-los para o futuro.
A. M.

Ó Virgem Maria, que ouvindo a inspiração de Deus, não duvidastes fazer uma jornada de tantas léguas e por ásperos caminhos: alcançai-me pronta obediência a todas as inspirações do vosso divino Filho.
A. M.

Ó Virgem Maria, que na vossa jornada nos ensinastes o recolhimento, a modéstia e a paciência, guiai-nos pelo caminho da virtude ate a glória do paraíso.
A. M.

Ó Virgem Maria, que enchestes de tantas graças a casa de vossa prima; enchei o meu coração de todas as graças necessárias para receber vosso Filho sacramentado com menos indignidade.
A. M.

℣. Benedicta tu in mulieribus.
℟. Et benedictus fructus ventris tui.

Orémus
Fámulis tuis, quæsumus, Dómíne cœléstis grátiæ munus impertíre: ut quibus beátæ Virginis órtus existitit salutis exórdium; Visitatiónis ejus votíva solémnitas, pacis tríbuat increméntum. Per Christum Dóminum nostrum.
℟. Amen.

℣. Bendita sois vós entre as mulheres.
℟. E bendito é o fruto do vosso ventre.

Oremos
Suplicamo-vos, Senhor, que concedais a vossos servos o dom da vossa divina graça, para que, como no parto da Virgem bem-aventurada receberam o princípio da sua salvação, assim a festa da sua Visitação lhes confira o aumento da paz. Por Cristo Nosso Senhor.
℟. Amém.

NOVENA DA ASSUNÇÃO 

(De 6 a 14 de Agosto). 

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

Ó Santíssima Virgem, que para vos aprazardes para uma santa morte vivestes em contínuos desejos da visão beatífica: fazei que se apartem de nós os vãos desejos das coisas caducas da terra. A. M.

Ó Santíssima Virgem, que para vos preparardes para uma santa morte suspirastes na vida por vos unirdes para sempre com vosso Filho: alcançai-nos que vivamos sempre fiéis ao mesmo Senhor até à morte. A. M.

Ó Santíssima Virgem, que para morrer santamente ajuntastes um imenso cúmulo de méritos e virtudes: alcançai-nos a graça de conhecermos que só a virtude e a graça de Deus são a estrada que nos pode conduzir à salvação. A. M.

℣. Exaltáta est Sancta Dei Génitrix :
℟. Super choros Angelórum ad cœléstia regna.

Orémus
Famulórum tuórum, quæsumus, Dómine, delíctis ignósce: ut, qui tibi plácere de áctibus nostris non valémus, Genitrícis Fílii tui Domini nostri intercessióne salvémur. Qui tecum vivit et regnat in sæcula sæculórum.
℟. Amen.

℣. A santa Mãe de Deus foi exaltada :
℟. Sobre os coros dos celestes reinos.

Oremos
Dignai-vos, Senhor, de dar o perdão aos delitos de vossos servos; e pois que por nossas ações não podemos agradar-vos,disponde que sejamos salvos pela mediação da Mãe de vosso Filho, Nosso Senhor. O qual convosco vive com reina pelos séculos dos séculos. 
℟. Amém.

OITAVÁRIO DA NATIVIDADE

(De 8 a 15 de Setembro). 

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

1º Dia: Nós vos saudamos, celeste Menina, pomba candíssima de pureza que para vergonha do infernal dragão, fostes concebida sem pecado original.
A. M.

2º Dia: Nós vos saudamos, Aurora brilhantíssima que, precursora do divino Sol de justiça, trouxestes a primeira luz à terra.
A. M.

3º Dia: Nós vos saudamos, Escolhida de Deus que, como sol sem mancha, nascestes para afugentar a mais tenebrosa noite do pecado.
A. M.

4º Dia: Nós vos saudamos, Lua formosíssima, que iluminastes o mundo envolto nas mais espessas trevas do gentilismo.
A. M.

5º Dia: Nós vos saudamos, Senhora que, sendo só, à maneira de um exército pusestes em fuga o inferno inteiro.
A. M.

6º Dia: Nós vos saudamos, bela alma de Maria, que desde toda a eternidade fostes possuída de Deus.
A. M.

7º Dia: Nós vos saudamos, celeste Infantinha, e veneramos o vosso Corpo imaculado, as faixas em que fostes envolta, o berço em que vos deitastes e bendizemos o instante e momento em que nascestes.
A. M.

8º Dia: Nós vos saudamos finalmente, eleita Menina, como adornada de todas as virtudes em grau imensamente superior aos outros santos e por isso digna Mãe do Salvador. A. M.

Oração
Ó graciosíssima Menina, que em vosso feliz nascimento consolastes o mundo, alegrastes o Céu, aterrastes o inferno, trouxestes aos caídos alívio, aos enfermos saúde, a todos alegria : nós vos suplicamos com o mais fervoroso afeto que renasçais espiritualmente por vosso amor em nossas almas. Renovai o nosso espírito para vos servir, acendei o nosso coração para vos amar e fazei florescer em nós aquelas virtudes com que possamos cada vez mais agradar a vossos benigníssimos olhos. Ah ! Maria! Sede para nós, Maria, fazendo-nos experimentar os salutares efeitos do vosso suavíssimo nome. Seja-nos a invocação deste nome conforto nas amarguras, esperança nos perigos, escudo nas tentações, salvação na morte. Assim seja.

℣. Natívitas tua, Dei Génitrix Virgo:
℟. Gáudium annuntiávit univérso mundo.

Orémus
Fámulis tuis, quæsumus, Dómine, cœléstis grátiæ munus impertíre: ut, quibus beátæ Vírginis partus éxstitit salutis exórdium; nativitatis ejus votiva solemnitas pacis tríbuat increméntum. Per Christum Dóminum nostrum.
℟. Amen.

℣. O vosso nascimento ó Virgem Mãe de Deus:
℟. Anunciou alegria a todo o mundo.

Oremos
Concedei, Senhor, aos vossos servos o dom da graça celestial, para que, sendo para eles o parto da Virgem o princípio da salvação, a solenidade votiva do seu nascimento lhes traga o aumento da verdadeira paz. Por Cristo, Senhor nosso. 
℟. Amém.

SEPTENÁRIO DAS DORES DE N. SENHORA

(De 6 a 14 de Setembro) 

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

1. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela acerba dor que vos transpassou o Coração, quando Simeão vos predisse a ignominiosa paixão e morte de vosso amado Filho, suplico-vos me alcanceis um perfeito conhecimento de meus pecados e a firme resolução de nunca mais os cometer. A. M.

2. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela intensa dor que tivestes ao saber a cruel perseguição de Herodes, e na fugida súbita de vosso Filho para o Egito, suplico-vos me alcanceis auxílio eficaz para superar os assaltos do inimigo infernal, e generosa fortaleza para evitar as ocasiões de pecado. A. M.

3. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela penetrante dor que vos feriu, quando perdestes no templo o vosso querido Filho que andastes procurando três amargos dias, suplico-vos me alcanceis força e constância para nunca perder a graça de Deus e perseverar até ao fim em seu divino serviço.
A. M.

4. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela ansiosa dor que sentistes quando vos deram a nova da prisão no Horto e dos bárbaros tratamentos infligidos a vosso dulcíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis perdão das minhas culpas e pronta correspondência ao chamamento de Deus.
A. M.

5. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela veemente dor que vos amargurou quando encontrastes vosso Filho exausto de forças no caminho do Calvário, suplico-vos me alcanceis força bastante para sofrer com paciência as adversidades, e resignar-me em tudo às divinas disposições.
A. M.

6. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela imensa dor que sofrestes quando assististes à penosa crucifixão de vosso inocentíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis a graça de não morrer sem os santos sacramentos e expirar em vossos amorosíssimos braços.
A. M.

7. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela extrema dor que vos oprimiu quando vistes morto e sepultado o vosso amabilíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis um total desapego de todos os afetos terrenos e um ardentíssimo desejo de ir louvar-vos para sempre no Céu.
A. M.

℣. Ora pro nobis, Virgo dolorosíssima:
℟. Ut digni efficiámur promssiónibus Christi.

Orémus
Intervéniat pro nobis, quæsumus, Dómine Jesu Christe, nunc et ín hora mortis nostræ apud tuam clementiam beáta Virgo Maria, Mater tua, cujus sacratíssimam ánimam in hora tuæ passiónis dolóris gládius pertransívit. Per te, Jesu Christe, Salvátor mundi, qui vivis et regnas in sæcula sæculórum.
℟. Amen.

℣. Rogai por nós, Virgem dolorosíssima:
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
Interceda por nós ante a vossa clemência, Senhor Jesus Cristo, agora e na hora da nossa morte, a bem-aventurada Virgem Maria, vossa Mãe, à cuja sacratíssima alma transpassou uma espada de dor na hora da vossa paixão. Por vós mesmo, Salvador do mundo, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. ℟. Amém.

NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

(De 3 a 11 de outubro). 

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

Antífona
Ó Virgem Maria, abençoada sois Vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, Vós a alegria de Israel, Vós a honra do nosso povo.

Hino

Salve ó Virgem,
honra de nossa terra,
a quem rendemos um culto
de piedade e veneração,
a quem chamamos
com o belo nome de Aparecida.

Quem poderá contar,
ó doce Mãe,
quantas graças,
durante tantos anos
Vós dispensastes ao povo brasileiro,
compadecida de nossos males ?

Quisemos cingir
Vossa cabeça sagrada
com uma corôa de ouro,
que vos é devida por tantos títulos:
continuai a dobrar-vos
benignamente às nossas preces.

Quando erguemos ao céu
nossas mãos suplicantes,
ouvi clemente os nossos rogos, ó Virgem:
conservai nossas almas
afastadas da culpa
e por fim conduzi-nos ao céu.

Salvação, honra e poder
Àquele que, uno e trino,
nos fulgores de seu trono celeste,
governa e rege todo o universo. Amém.

℣. A Vossa Imaculada Conceição, ó Virgem Mãe de Deus.
℟. Anunciou a alegria ao mundo todo. 

Oremos
Ó Deus, que por intermédio da Mãe Imaculada de Vosso Filho multiplicastes os dons de Vossa graça em favor de nós, vossos servos; concedei-nos propício que celebrando na terra os louvores da mesma Virgem, pelas suas maternas preces mereçamos alcançar o prêmio eterno no céu. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.
℟. Amém.

NOVENA DA APRESENTAÇÃO

(De 12 a 20 de novembro). 

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

Seja bendita, ó Maria, a prontidão de ânimo com que tão infantinha vos apresentastes no templo. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de servi-lo sempre até à morte. A. M.

Seja bendito, ó Maria, o fervor de espírito com que soubestes servir e dar gosto a Deus. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de me dar com toda a alma ao seu serviço.
A. M.

Seja bendita, ó Maria, a plenitude da perfeição com que tão cedo vos fizestes modelo completo de santidade. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de aborrecer sempre a culpa e amar de todo o coração a virtude. A. M.

℣. Dignáre me laudáre te, Virgo sacráta:
℟. Da mihi virtutem contra hostes tuos.

Orémus
Deus, qui beátam Mariam semper Vírginem Spíritus Sancti habitáculum hodiérna die in templo præsentári voluísti: præsta, quæsumus, ut ejus intercessióne in templo glóriæ tuæ presentári mereámur. Per Christum Dóminum nostrum.
℟. Amen.

℣. Concedei-me que vos louve, Virgem Sagrada.
℟. Dai-me valor contra os vossos inimigos.

Oremos
O’ Deus, que quisestes se apresentasse neste dia no templo a bem-aventurada sempre Virgem Maria, habitáculo do Espírito Santo: concedei-nos que por sua intercessão mereçamos ser apresentados no templo da vossa glória. Por Cristo, Nosso Senhor. 
℟. Amém.

NOVENA À IMACULADA CONCEIÇÃO

 (Começa a 29 de Novembro e termina a 7 de Dezembro).

℣. Deus, in adjutorium meu intende;
℟. Dómine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.

Oração. – Virgem Santíssima, que tanto agradastes ao Senhor e fostes sua Mãe imaculada no corpo, na alma, na fé e no amor: por piedade volvei benigna os olhos para os infelizes que imploram o vosso poderoso patrocínio. A serpente maligna, contra quem foi lançada a primeira maldição, teima em combater e tentar os míseros filhos de Eva. Eia, bendita Mãe, nossa Rainha e Advogada, que desde o primeiro instante da vossa Conceição esmagastes a cabeça do inimigo! Acolhei as súplicas que, unidos a Vós num só coração, vos pedimos apresenteis ante o trono do Altíssimo, para que nunca nos deixemos cair nas emboscadas que se nos preparam ; para que todos cheguemos ao porto da salvação; e, no meio de tantos perigos, a Igreja e a sociedade cantem de novo o hino do resgate, da vitória e da paz. Assim seja.

℣. Tota pulchra es Maria.
℟. Tota pulchra es Maria.
℣. Et mácula originalis non est in te.
℟. Et mácula originalis non est in te.
℣. Tu glória Jerusalém.
℟. Tu lætitia Israel.
℣. Tu honorificéntia pópuli nostri.
℟. Tu advocáta peccatorum.
℣. O Maria.

℣. Toda sois formosa, ó Maria.
℟. Toda sois formosa, ó Maria.
℣. E mácula original não há em vós.
℟. E mácula original não há em vós.
℣. Vós sois a glória de Jerusalém.
℟. Vós a alegria de Israel.
℣. Vós a honra do nosso povo.
℟. Vós a advogada dos pecadores.
℣. Ó Maria.

(1)500 dias de indulg. – Pio X, 8 Set. 1908.

℟. O Maria.
℣. Virgo prudentíssima.
℟. Mater clementíssima.
℣. Ora pro nobis.
℟. Intercede pro nobis ad Dóminum Jesus Christum.
℣. In Conceptióne tua, Virgo, immaculáta fuísti:
℟. Ora pro nobis Patrem, cujus Filium peperísti.

Orémus
Deus, qui per imaculátum Vírginis Conceptiónem dignum Filio tuo habitáculum præparásti: quæsumus,utquiexmorte ejusdem Fílii tui prævisa eam ab omni labe præservásti, nos quoque mundos ejus intercessióne ad te perveníre concédas. Per eumdem Christum Dóminum nostrum.
℟. Amen.

℟. Ó Maria.
℣. Virgem prudentíssima.
℟. Mãe clementíssima.
℣. Rogai por nós.
℟. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.
℣. Vós fostes, ó Virgem, imaculada em vossa Conceição:
℟. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

Oremos
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem Maria preparastes a vosso Filho digna morada: nós vos rogamos que, pois a preservastes de toda a mancha, pela previsão da morte de seu mesmo Filho, nos concedais por sua intercessão que também puros até vós cheguemos. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso.
℟. Amém.