O QUE É O RETIRO INACIANO

Qual é a natureza e a estrutura do Retiro Espiritual segundo o método de Santo Inácio de Loyola, ou seja, do Retiro Inaciano?

O livrinho dos "Exercícios Espirituais para vencer a si mesmo e ordenar sua vida, sem determinar-se por afeição alguma que seja desordenada", mostra, no próprio título, sua finalidade: um caminho de conversão interior, de purificação do que é desordenado e de ordenamento interior da própria vida segundo o plano de Deus.
Ele reflete a experiência espiritual por que passou Santo Inácio, desde o início de sua conversão quando, ferido em combate, se reestabelecia no castelo dos Loyola e, sobretudo, durante o ano de recolhimento e iluminaçāo interior passado na gruta de Manresa em 1522, quando, como ele fala, "Deus o tratava como um Mestre-Escola trata a um menino que quer ensinar". A substância dos Exercícios foi concebida em Manresa, complementada nos anos
seguintes pelos estudos de teologia em Paris e Veneza e, sobretudo, pela experiência adquirida por Santo Inácio nos muitos Exercicios que foi dando a diversas pessoas durante o resto de sua vida.

A palavra "Exercícios" mostra que o Retiro não é um ouvir passivamente piedosas conferências ou a mera participação em atos de culto e em momentos de oração. Trata-se de um "Exercicio, ou seja, de um trabalho interior do retirante, pela meditação e a oraçao pessoal, para abrir-se à graça divina e a ação do Espírito Santo em sua alma. As conferências do Pregador têm exclusivamente por finalidade orientar e ajudar o retirante neste trabalho interior que o levará à conversão e purificação do pecado e ao encontro pessoal e íntimo com a Pessoa de Cristo, ouvido no seu chamado, seguido, conhecido e amado. Neste sentido, O Retiro é um momento de grande atividade interior que deveria significar para o retirante uma reforma profunda e um afervoramento de sua vida espiritual. Para o Congregado Mariano, este processo se ilumina de modo especial, como, aliás, queria Santo Inácio para todos os exercitantes, pelo exemplo, a proteção materna e a poderosa intercessão da Virgem Maria.

A estrutura básica dos Exercícios corresponde às três etapas do crescimento na vida interior, conforme a melhor tradição das escolas de espiritualidade cristā: as Vias Purgativa, Iluminativa e Unitiva.

Na estrutura completa dos Exercícios de 30 Dias, Santo Inácio prevê quatro períodos ou "Semanas" que se distribuem com duração variável. A mais comum prevê 8 dias para a Primeira Semana, 12 dias para a Segunda, 6 dias para a Terceira e 4 dias para a Quarta.
Na prática, os Retiros dos Congregados dificilmente poderão alcançar 8 dias de duração. Normalmente se reduzem a dois ou 3 dias ou se organizam em outras modalidades que, não raro, são as únicas
viáveis.

Entretanto, para ser considerado um Retiro Inaciano, deverão todas as modalidades obedecer à programação dos temas funda-
mentais do livro dos Exercícios, os quais assim se distribuem pelas diversas Semanas. Na primeira, as meditações sobre o fim do homem, sua vocação para a santidade e o uso correto das criaturas; a realidade do pecado no mundo e na vida de cada pessoa; os novíssimos; a necessidade da conversão e da confiança na Divina Misericórdia; a confissão sacramental que deveria ser feita nesta fase. São os passos da Via Purgativa. Na Segunda Semana medita-
se o chamado de Cristo, a vocação cristā; os mistérios da vida de Jesus; a missão redentora de Cristo à qual está intimamente associada a Virgem Maria e que se realiza no mistério da Igreja através dos tempos; o discernimento espiritual das moções interiores do Espírito Santo e das tentações do demônio; a reforma da vida. Na Ter-
ceira Semana a confirmação dos propósitos de reforma da vida ao retirante pela consciência da seriedade e da grandeza do amor de Cristo pelos homens manifestado no mistério da Eucaristia e na meditação da Paixão e Morte de Jesus. Estas duas "Semanas" correspondem à Via Iluminativa. Finalmente, a Quarta Semana procura
levar o retirante à vida de oraçao íntima, de louvor e de contemplação da presença divina em seu interior, na sua vida e no mundo, através da meditação da Ressurreição de Cristo, do dom do Espírito
Santo e da chamada "Contemplação para alcançar Amor". Esta Semana Corresponde à Via Unitiva.

Esse esquema é elástico. Pode ser ampliado ou reduzido, pode-se dar ênfase especial a um ou outro ponto. Mas deveria ser mantido em suas linhas essenciais. O fundamental é o encontro com Cristo como experiência pessoal do retirante. Somente Ele pode mudar nossa vida. O Retiro Inaciano nada mais pretende que facilitar a descoberta e a experiência interior que decorrem deste encontro, o qual acontece sob ação do Espírito Santo e num clima de oração, de recolhimento e sobretudo de profunda sinceridade de coração.

Todo esse conjunto de meditações é enriquecido com as instruções e regras que Santo Inácio propõe para ajudar o exercitante. Elas poderiam ser explicadas, no todo ou em parte, conforme seu
objetivo próprio, ou como um trabalho de preparação realizado na Congregação como um pré-Retiro, ou entāo como um trabalho de consolidação num pós-Retiro, uma vez que o tempo reduzido não permite sua explicação durante o tempo do Retiro propriamente dito. Assim são as Instruções para bem fazer o Exame de Consciência, sobre o modo de combater um defeito ou pecado, sobre o modo de se confessar, sobre o discernimento espiritual, sobre a reforma de vida, sobre os diversos modos de se fazer oração, sobre a natureza e o combate aos escrúpulos. Entre as Regras são muito conhecidas as para se ordenar no modo de comer, para conhecer a natureza e a procedência das moções interiores, se vêm do Bom ou do mau Espírito, para se ordenar no exercício da caridade com o próximo pela esmola, para sentir verdadeiramente com a Santa Igreja.

Esta rápida apresentação do que é o Retiro Inaciano é fundamental para que possam ser compreendidas as propostas para a organização e o roteiro de temas que podem orientar nossas CC.MM. a fim de atenderem a esta exigência tradicional de sua espiritualidade. Ela constitui um ponto essencial para as Congregações se tornarem uma verdadeira escola de santidade e um instrumento eficaz de serviço apostólico na lgreja.