POSSE DA DIRETORIA (1994)

A posse da nova Diretoria deve ser realizada em reunião especial, solene, com a presença de convidados e sobretudo das autoridades eclesiásticas: o Bispo Diocesano ou seu representante, o Pároco, etc. Antes é celebrada a Santa Missa em ação de graças na intenção da Diretoria que termina seu mandato e pedindo a proteção divina para a nova Diretoria. A reunião pode ter o seguinte roteiro:

A abertura será feita pelo Presidente que termina o mandato. Procede formação da mesa que vai presidir à reunião e faz as orações iniciais como de costume.

RELATÓRIO E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Serão apresentados, de modo sintético, pelo Presidente e o Tesoureiro da Diretoria cessante, abrindo a palavra aos Congregados para apreciação.

LEITURA DA ATA DA ELEIÇÃO E POSSE DOS ELEITOS 

Terminado o Relatório e a Prestação de Contas o Presidente cessante convida a maior autoridade eclesiástica presente a assumir presidência da reunião.

Presidente: Reverendíssimo Padre. Tendo sido realizada no dia eleição para a nova Diretoria da Congregação Mariana Nossa
Senhora N. e S. N. , obedecidas as normas vigentes da Regra Vida das Congregações Marianas do Brasil e do estatuto da nossa Congregação, foram eleitos para o mandato de seguintes Congregados cujos nomes o Secretário passa a ler.

O Secretário cessante lê a Ata da Eleição e diz claramente, por ordem, os nomes e cargos dos eleitos e os nomes e cargos que foram da escolha do Presidente eleito.

Presidente: Agora, Reverendíssimo Padre, pedimos que confirmeis eleição feita dando posse em seus cargos aos novos
dirigentes.

A autoridade eclesiástica diz breves palavras de agradecimento aos dirigentes que deixam seus cargos e de exortação aos novos dirigentes e a todos os Congregados; 

POSSE

O sacerdote convida os novos dirigentes a assinar a Ata de Posse em seus respectivos cargos e lhes entrega o diploma e, onde for costume, as insígnias correspondentes:

Sacerdote: Recebe o diploma (e a insígnia) do teu cargo, e de tal modo o desempenhes com a especial proteção da Virgem Maria, que mereças a gratidão e respeito de teus irmãos Congregados e a recompensa prometida por Deus aos que O servem fielmente.

COMPROMISSO DA NOVA DIRETORIA

O novo Presidente, ladeado por seus companheiros, diante da imagem de Nossa Senhora, recita sozinho ou conjuntamente com os outros novos dirigentes a
Oração de Compromisso.

Presidente: Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, a nova Diretoria da Congregação Mariana Nossa Senhora N. e S. N. , por nossa palavra, promete, na vossa presença e diante dos irmãos marianos aqui reunidos, cumprir sempre e fazer cumprir a Regra de Vida das Congregações Marianas do Brasil e o Estatuto de nossa Congregação, bem como seu Regimento e seus usos. Promete também zelar sempre pelo bem espiritual de nossa agremiação e de seus membros, pelo crescimento em número e qualidade de vossos filhos consagrados e seu engajamento ardoroso no serviço apostólico, em união com nossos
Pastores e em espírito de docilidade a sua orientação pastoral. Sabendo como somos fracos e humildes e nada podemos sem o auxilio da graça divina, nós vos pedimos, Mãe querida, que abençoeis nossos propósitos e nos alcanceis do Pai Celeste e de vosso Filho Divino, Nosso Senhor Jesus Cristo, a luz e a força do Espírito Santo para podermos discernir sempre com sabedoria o que é da vontade divina para nossa Congregação. Pedimos-Vos, Mãe querida, que nos alcanceis também a graça da fidelidade e da perseverança no serviço para o qual nos escolhestes em vossa Congregação. A vossa proteção recorremos, Mãe de Deus, ouví nossa súplica ó Virgem Gloriosa e Bendita! Amém.

Sacerdote: Deus confirme vossos bons propósitos e a Virgem Maria vos acompanhe sempre com sua proteção materna e nunca vos falte a luz do Espírito Santo para discernir os caminhos certos e a graça divina para levar a bom termo vossos empreendimentos. E a bênção de Deus Todo-Poderoso, Pai +, Filho e do Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre.
Todos: Amém.

Após a bênção, a autoridade eclesiástica convida o novo Presidente a assumir seu lugar na presidência da reunião.

O novo Presidente diz breves palavras de agradecimento e apresenta sucintamente o plano de trabalho da nova Diretoria. A reunião é encerrada com o Hino das Congregações Marianas ou um canto mariano apropriado.