ROTEIROS DE RETIROS INACIANOS

Os temas das meditações do Retiro Inaciano obedecem ao esquema das "semanas" dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, conforme já se explicou antes. Estes temas podem se classificar em essenciais e complementares.

Os temas essenciais, em número de seis, são os que nunca deveriam faltar num Retiro que pretenda ser realmente inaciano.

São eles:

Primeira Semana:

1. O plano de Deus - A vocação universal à santidade e a posição do homem, que tem a Deus como seu Fim Último, que deve usar das Criaturas para atingir este fim: a vida, as pessoas, os bens materiais e espirituais.
Textos sugeridos: Efésios 1, 3-14; Princípio e Fundamento (Exercícios).

2. O pecado - Sua realidade na história da salvação e na vida de cada um (pecados pessoais). O caminho da conversão e da penitência, baseado na graça redentora e na confiança na Misericórdia Divina.
Textos Sugeridos: Meditações dos Três Pecados e dos Pecados Próprios (Exercícios); Lucas 15, 11-32.

Segunda Semana:

3. A vocação cristā - O encontro pessoal com Cristo, a experiência interior deste encontro. O chamado de Cristo, seu seguimento através do seguimento de sua pessoa e sua vida, de seus exemplos e da nossa resposta de amor pessoal a Ele.
Textos sugeridos: João 1, 35-51; Meditação do Reino de Cristo (Exercícios).

4. Cristo vivo e presente entre nós - A realidade da Igreja como Sacramento de Cristo e como Corpo Místico de Cristo ao qual pertencemos pela graça batismal. A realidade visivel da Igreja. O Espírito Santo, Vida da Igreja e a Virgem Maria, modelo e Mãe da Igreja. A Eucaristia, fonte e alimento da Igreja.
Textos sugeridos: textos paulinos sobre a Igreja Corpo de Cristo; Romanos, cap. 8; Lucas 1, 26-38; João 2, 1-11.

Terceira Semana:

5. A Paixão de Cristo - Sua antecipação na instituição da Eucaristia que se torna o Sacramento do amor e a presença sacramental entre nós do Sacrifício Redentor. O sofrimento de Cristo como prova da seriedade de seu amor por nós.
Textos sugeridos: textos evangélicos da instituição da Eucaristia; João 17, 1-26; as contemplações da Paixão nos Exercícios.

Quarta Semana:

6. A Ressurreição - Sua realidade histórica e seu significado como vida nova de Cristo que antecipou nossa regeneração pela graça do Batismo que nos faz participantes da vida do Ressuscitado. A nossa vida de oração em união de amor com Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo, a exemplo de Maria.
Textos sugeridos: os relatos evangélicos da Ressurreição e das aparições de Jesus Ressuscitado; Contemplações da Quarta Semana e para alcançar Amor (Exercícios).

*****

Aos temas essenciais podem ser acrescentados temas complementares que ou são temas novos ou desdobramentos dos temas essenciais. Entre esses são sugeridos:

Primeira Semana:

1. Os novíssimos do homem - Sua realidade em nossa vida. O dom do temor de Deus como meio para evitar o pecado.
Textos Sugeridos: Meditação do Inferno (Exercícios); meditações sobre a Morte.

2. A Misericórdia divina - Sua realidade e importância na vida cristã.
Textos sugeridos: Parábolas da Misericórdia em Lucas cap.1, Encíclica "Dives in Misericordia" de João Paulo II.

Segunda Semana:

3. A vida de Cristo - Encarnação, infância de Jesus, o batismo no Jordão, o modo de Jesus tratar os pecadores e os pobres, as crianças, o Sermão da Montanha, as parábolas.
Textos sugeridos: Contemplações da Segunda Semana (Exercícios).

4. Discernimento dos Espíritos - A tática do Bom e do Mau Espírito. As tentações em nossa vida e a vida no Espírito.
Textos sugeridos: Meditação das Duas Bandeiras (Exercícios); Mateus 4,1-11.

5. A reforma da vida - Os propósitos do Retiro que cada um deve fazer.
Textos sugeridos: Consideração sobre as Três Classes de Homens e os Três Graus de Humildade (Exercícios).

Terceira Semana:

6. Meditações da Paixão - A Última Ceia, a oração no Horto, a Flagelação, a Coroação e Espinhos, a Morte na Cruz.
Textos sugeridos: Contemplações da Terceira Semana (Exercícios).

Quarta Semana:

7. Contemplação para alcançar Amor - Nossa vida de oração e a experiência da presença e da ação amorosa de Deus em nossa vida.
Texto sugerido: Contemplação para alcançar Amor (Exercícios).

A esses temas podem ser acrescentados, eventualmente, outros temas que seriam destacados dos temas essenciais como um desdobramento: uma meditação especial sobre a Virgem Maria, sobre a Eucaristia, sobre a Igreja na sua realidade hierárquica, missionária, carismática, etc.. As meditações podem ser enfocadas com ênfase especial na vida espiritual do Congregado, na oração litúrgica, leitura da Palavra de Deus, no trabalho apostólico etc.. Contudo, não deveriam ser de tal modo desvirtuadas a ponto de desfigurar o processo espiritual proposto por Santo Inácio.

A distribuição das meditações e dos outros atos próprios do Retiro ao longo de sua duração constitui seu roteiro. Ele varia de acordo com os dias disponíveis para fazer o Retiro. São apresentados, a seguir, roteiros de 2, 3 ou 4 dias.

RETIRO DE 2 DIAS

Primeiro Dia

Manhã: 3 meditações (Plano de Deus; o Pecado; A misericórdia divina).
Tarde: Terço; Ato Penitencial; meditação (A vocação cristã); Missa.

Segundo Dia

Manhã: 2 meditações (Cristo vivo e presente entre nós; a Paixão de Cristo); Via Sacra.
Tarde: Terço, meditação (A Ressurreição); Missa.

RETIRO DE 3 DIAS

Primeiro Dia

Manhã: 2 meditações (Plano de Deus; O Pecado); Terço.
Tarde: Via Sacra; meditação (A misericórdia divina); Ato Penitencial; Missa.

Segundo Dia

Manhã: 2 meditações (A vocação cristā; Cristo vivo e presente entre nós); Terço.
Tarde: 2 meditações (A Virgem Maria; Discernimento dos Espíritos); Missa.

Terceiro Dia

Manhã: 2 meditações (A reforma da vida; Meditações da Paixão); Terço.
Tarde: Via Sacra; meditação (A Ressurreição); Missa.

RETIRO DE 4 DIAS

Primeiro Dia

Manhã: 2 meditações (O Plano de Deus; o Pecado); Terço.
Tarde: Via Sacra; meditação (A misericórdia divina); Ato Penitencial; Missa.

Segundo Dia

Manhã: 2 meditações (A vocação cristā; Cristo vivo e presente entre nós); Terço.
Tarde: 2 meditações (A vida de Cristo; a lgreja); Missa.

Terceiro Dia

Manhã: 2 meditações (Discernimento dos Espíritos; A Virgem Maria); Terço.
Tarde: 2 meditações (A reforma da vida; A Eucaristia); Missa.

Quarto Dia

Manhã: 2 meditações (Meditações da Paixão; A Ressurreição); Via Sacra.
Tarde: Terço; meditação (Contemplação para alcançar Amor); Missa.



Naturalmente, estes roteiros são sugestões e devem ser adaptados às condições concretas de cada Retiro. Os atos previstos para cada dia podem ser complementados, de acordo com o tempo disponível, com outros atos de piedade, como Hora Santa seguida de Bênção do Santíssimo Sacramento, Ofício de Nossa Senhora, horas de oração em comum ou de louvor e outros que parecerem convenientes. Em todos os roteiros se prevê, no momento apropriado, em geral no fim das meditações da Primeira Semana, um Ato Penitencial, como preparação para a confissão individual que cada retirante deveria fazer sempre por ocasião do Retiro. Pode-se também prever um tempo cada dia, chamado lnstrução, no qual é estudado algum ponto da Regra de Vida, sobretudo na parte referente à espiritualidade mariana, ou serão comentados assuntos de caráter formativo e espiritual, que sejam importantes para os Congregados, como, por exemplo, o modo de participar da Santa Missa, de fazer a Confissão Sacramental, de se habituar à oração mental e outros.

É recomendável não sobrecarregar demasiadamente o horário, mas não deixar muito tempo livre. Com isso o retirante poderia ter a impressão de não ter nada para fazer... Quando, porém, o grupo de retirantes já está habituado na prática da oração e da meditação pessoal, poderá ser conveniente deixar mais tempo livre para esta oração que é altamente desejável durante o Retiro.

O horário será distribuído de modo inteligente durante o dia, de acordo com as condições da Casa (as horas próprias para as refeições, os horários de abrir e fechar as portas, quando os retirantes vão dormir em suas casas).

Os temas das meditações são meras sugestões, podendo haver modificações, mas sempre com o cuidado de nāo desfigurar as linhas mestras do esquema inaciano. O importante é ter sempre presente que o Retiro Inaciano é um processo espiritual de abertura à ação do Espírito Santo em cada um de nós, que leva o retirante a converter-se e purificar o coração do pecado, ter uma experiência interior bem viva de sua vocação cristã e mariana, reformar a própria vida e confirmar os propósitos pela meditação do amor de Cristo por nós manifestado na Eucaristia e na paixão e se iniciar numa vida muito pessoal e íntima de oração. Isso é o principal.
Tudo o mais, tudo o que aqui se sugere, nāo passam de simples meios práticos, nascidos da experiência para se alcançar o que é a finalidade do Retiro Inaciano.