ORAÇÕES PARA A SANTA MISSA

ANTES DA COMUNHÃO 

Meu Jesus amantíssimo, creio firmemente que vou receber vosso Corpo, Sangue, Alma e Divindade, tão perfeitamente como estais no Céu. Creio-o, porque Vós o dissestes.

Espero de vossa infinita bondade todos os bens e graças que generosamente dais aos que Vos recebem com viva fé e inteira confiança.

Adoro-vos, Senhor, na sagrada Hóstia.

Meu Jesus, eu não sou digno de vos receber em meu coração, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva.

Sei que os meus pecados me fazem indigno de vos receber. Já os aborreci, meu Jesus; mas detesto-os de novo agora, com todo o pesar do meu coração, e proponho não vos ofender mais.

Sois o médico da minha alma: quero procurar no vosso Corpo e Sangue o meu remédio, a minha força, a minha vida. Sois o meu Pai amorosíssimo: quero ir a vossos braços, apertar-vos contra o meu coração, dar-me de todo a Vós.

Vinde, Senhor, tomar posse de mim.


APÓS A COMUNHÃO 

Bem-vindo sejais, meu doce Jesus, a esta pobre morada do meu coração! Como é possivel, que um Deus viesse visitar-me a mim, miserável pecador?! Tenho em meu peito o Filho de Deus, o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade! Assim é, Senhor, e daria mil vidas, se as tivesse, em confirmação desta verdade.

Mas, donde me veio a mim tão grande dita? Donde favor tão assinalado? Potências de minha alma, adorai o vosso Deus com a mais profunda humildade! Sentidos meus, prostrai-vos ante o vosso Deus e Senhor!

Ó, meu amantíssimo Jesus, já que me remistes com o Vosso Sangue precioso, concluí a vossa obra, coroai as vossas misericórdias, concedendo-me a graça de..., e a vitória sobre minha paixão dominante.

Vós, Senhor, vedes as enfermidades tão perigosas da minha alma; vedes o mal que me fazem a ira, a inveja, a soberba, a gula e outras paixões desordenadas; sarai-me, médico soberano e todo-poderoso, pois para este fim me visitastes.

Desde este momento quero ser vosso, ó meu Deus, só a Vós quero pertencer, só de Vós ser possuído.

Vós destes-me tudo e eu tudo o que tenho vos hei de dar. Vós me destes o vosso Corpo, o vosso Sangue, a vossa Alma: pois isto mesmo vos dou eu: dou-vos o meu corpo para vos servir, o meu sangue para o derramar por Vós e a minha alma para vos amar a minha vida inteira.

OFERTA DE SI MESMO

(S. Inácio de Loyola)
Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo quanto tenho e possuo, de Vós o recebi: a Vós, Senhor, o entrego e restituo, para que disponhais de tudo segundo a vossa santíssima vontade. Concedei-me só a vossa graça e o vosso amor, que isto me basta, nem outra coisa desejo de vossa misericórdia infinita. Amém.

ALMA DE CRISTO

Alma de Cristo, * santificai-me.
Corpo de Cristo, * salvai-me.
Sangue de Cristo, * inebriai-me.
Água do lado de Cristo. * lavai-me.
Paixão de Cristo, * confortai-me.
O bom Jesus, * ouvi-me.
Nas vossas chagas, * escondei-me.
Não permitais, * que me separe de Vós.
Do inimigo maligno, * defendei-me.
Na hora da minha morte, * chamai-me.
E mandai-me ir, * para Vós.
Para que vos louve, * com vossos Santos.
Por todos os séculos dos séculos. * Amém.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA

Eu me encomendo a vós, * ó gloriosa Virgem Maria, * Rainha do Céu e da Terra, * que trouxestes em vosso seio * aquele Senhor e Criador * que eu acabo de receber. * Eu vos suplico * Mãe Santíssima de Deus, * que intercedais por mim * ante vosso divino Filho e me alcanceis dele * perdão de todas as faltas, * que eu possa ter cometido * em receber * tão grande Sacramento. * Vós fostes * sempre pura e inocente, * e a vossa pureza e inocência * cresceram ainda mais, * depois da incarnação do Filho de Deus. * Possa eu também * depois de receber este augustíssimo Sacramento * crescer na pureza* de minha alma * e conservar o meu coração * e o meu corpo isentos * de todo o pecado. Vós, * depois da conceição * de vosso Filho, * cantastes * os louvores * de Deus * e vos alegrastes * em Deus * vosso Salvador. * Alcançai-me também * que eu possa * render a Deus * as graças devidas * por tão grande beneficio * e mostrar-me * sempre fiel * ao seu amor.

ORAÇÃO A JESUS CRUCIFICADO

Eis-me aqui, * ó bom e dulcíssimo Jesus, * que prostrado de joelhos * em vossa divina presença, * vos peço * e suplico * com o mais ardente fervor, * que vos digneis * de imprimir * em meu coração * ardentes sentimentos * de fé, * esperança * e caridade * e um verdadeiro arrependimento * de meus pecados * com vontade firmíssima * de os emendar; * enquanto eu, * com grande afeto e dor d'alma, * considero * e medito * as vossas cinco chagas, * tendo diante dos olhos * o que já o santo profeta Davi dizia de Vós, * ó bom Jesus: * "Transpassaram * minhas mãos * e meus pés, * contaram * todos os meus ossos".

ATO DE CONFORMIDADE

Senhor, * meu Deus, * de todo o meu coração * e de plena vontade, * aceito * desde já * de vossa mão * com todas as suas angústias, * penas * e dores, * o gênero de morte * que vos fordes * servido * reservar-me.

ORAÇÃO PELO CLERO

Deixai, * ó Jesus, * que em Vosso Coração Eucarístico, * depositemos nossas mais ardentes preces * pelo nosso Clero, * e sede * propício * aos nossos pedidos.

Multiplicai * as vocações * sacerdotais * na nossa Pátria: * atraí * ao Vosso altar * os filhos * do nosso Brasil; * chamai-os * com instância * ao Vosso Ministério. Conservai, * na perfeita fidelidade* ao Vosso serviço, * aqueles * a quem já chamastes; * afervorai-os, * purificai-os, * santificai-os, * não permitindo * que se afastem * do espírito *da Vossa Igreja.

Não consintais, * ó Jesus, * nós Vos suplicamos, * que debaixo * do céu * brasileiro, * sejam, * por mãos indignas, * profanados * os vossos mistérios * de amor.

Também * vos pedimos * com instância: * deixai * que a misericórdia * de vosso Coração * vença * a Vossa justiça divina * por aqueles * que se recusaram * à honra * da vocação * sacerdotal * ou desertaram * das fileiras sagradas.

Atendei, * ó Jesus, * a esta nossa * insistente * oração, * vo-lo pedimos * por vossa Mãe, * Maria Santíssima, * Rainha dos Sacerdotes.

Ó, Maria * ao vosso Coração, * confiamos * o nosso Clero; * guiai-o, * protegei-o, * salvai-o.

Coração Eucarístico de Jesus, modelo do Coração Sacerdotal * Tende piedade de nós.